quinta-feira, 26 de maio de 2011

Arte Abstrata

A arte abstrata  é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional". Surge a partir das experiências das vanguardas européias, que recusam a herança renascentista das academias de arte, em outras palavras, a estética greco-romana. A expressão também pode ser usada para se referir especificamente à arte produzida no início do século XX, por determinados movimentos e escolas que genericamente encaixam-se na arte moderna.
No início do século XX, antes que os artistas atingissem a abstração absoluta, o termo também foi usado para se referir a escolas como o cubismo e o futurismo que, ainda que fossem representativas e figurativas, buscavam sintetizar os elementos da realidade natural, resultando em obras que fugiam à simples imitação daquilo que era "concreto".













Arte Contemporânea - Arte Abstrata Expressão que indica essencialmente a forma de arte que rejeita toda a representação da realidade exterior e concebe a pintura ou escultura como uma organização de formas e cores puras susceptíveis de despertar emoção estética. Não deve ser confundida com a arte decorativa, de finalidade utilitária. É uma libertação, resultado da revolução pictórica moderna em reação ao realismo acadêmico do século XIX. Suas origens remontam aos anos anteriores à guerra de 1914. As primeiras manifestações mais conscientes são registradas na Alemanha e na Rússia. Em 1918 Kandinsky apresentou sua primeira aquarela propositadamente abstrata. Muitas tendências surgiram: Construtivismo, Raionismo, Suprematismo, tendências geométricas rigorosas, Dadaísmo, Tachismo,Arte Informal, Abstração Lírica, Pintura de Ação. No Construtivismo podemos citar Taflin, Pevsner, e Gabo. No Raionismo, Lorionov. Malevitch no Suprematismo. Robert Delaunay no Orfismo. Mondrian na Arte Abstrata Geométrica e Miro no Dadaísmo. Outros artistas abstratos: Klee, Hartung, de Stael, Poliakoff, Mathieu, Kline e Pollock.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário